30/10/2003

Lembranças

Depois de muito ponderar, de consultar o Código Penal português para remover dúvidas sobre os prazos de prescrição e, acima de tudo, depois de terem parado novamente os pesadelos, achei que era altura de escrever sobre algo que há muito tinha em mente escrevinhar, mas que por este ou aquele motivo, era sempre adiado.
Quando andava no 9.º ano, optei pela área de saúde. As aulas de Biologia e saúde eram complementares, e numa determinada aula discutiu-se a reprodução humana, os meios contraceptivos e o aborto. Foi-nos lido, pela Prof.ª Graça, um texto que muito me marcou. Desde esse dia fui acérrima defensora do direito à vida, abominando toda a espécie de actos contra a vida intra-uterina. Anos depois, ainda teenager inconsciente, apaixonei-me por um homem, mais velho que eu. Casado, com dois filhos. Engravidei no final do primeiro ano do curso, dois meses depois de ter começado a trabalhar. Não fazia ideia de como educar um filho, ainda eu própria me sentia uma criança em muitas coisas, a relação que mantinha há quatro meses não era para durar e, contrariando todos os meus principios, abortei. Não dormi nos quatro dias que se seguiram a tal acto, até que me drogaram e dormi quarenta e oito horas seguidas. Durante mais de um ano tive pesadelos relacionados com o assunto. Depois habituei-me à ideia do horror que tinha cometido.
Quando o Pedro nasceu, os pesadelos voltaram. Tudo o que ele passou era com certeza culpa minha por aquilo que tinha feito sete anos antes. Depois o Pedro cresceu, sobreviveu a todas as maleitas que lhe sairam na rifa, e de novo descansei.
Acredito que haja mulheres para quem nada disto é assim. Acredito que haja mulheres para quem seja bem pior. Continuo a ser contra o aborto. Continuo a achar que é algo que ninguém faz com a mesma facilidade com que se vai arranjar as unhas ao cabeleireiro.
Mas, acima de tudo, acredito na descriminalização do aborto, até às 12 semanas de gestação. Feito em condições de higiene e segurança para a mulher. Feito sem ainda mais o estigma de ser crime. Feito por opção livre da mulher, informada, consciente do acto que vai praticar mas sempre inconsciente dos efeitos que sentirá por o ter feito, e que ficam connosco para o resto da vida. Como os pesadelos que tenho tido, novamente, nos ultimos meses.