28/10/2003

Casamentos

Não gosto de casamentos. Quando era miuda até achava piada à coisa, ao lindo vestido da noiva, à troca das alianças, às promessas trocadas que se pretendiam eternas. Quando cheguei à adolescência e comecei a questionar uma série de coisas, Deus foi uma das certezas que perdi. Na Faculdade, a cadeira de Familia e Sucessões tirou-me as dúvidas. Casar passou a ser para mim o aceitar de que algo ou alguém é superior ao nós que se cria, passando a gerir as traves mestras da nossa relação, como se nós fossemos incapazes de o fazer.
Um casamento é um acto de compromisso entre duas pessoas. É um acto de amor, de companheirismo, de partilha de tudo o que é nosso. De lealdade e aceitação, de sacrificio e entreajuda. E não é a assinaturas de um papel, com testemunhas a corroborar o facto, que valida tudo isto.
Não sei porque me deu hoje para este lado. E também não me interessa. Eu já volto, eventualmente depois do almoço, que agora tenho de ir beber café.