01/09/2003

Regresso

Chegámos a Setembro. No próximo fim-de-semana é a festa do Avante, e toda a gente sabe que dela até ao Natal é um pulinho. Está toda a gente de volta, toda a gente mal humorada, o trânsito voltou ao caos do costume a pontos de o Pedro Ribeiro, na BestRock, perguntar à malta se não tinhamos já saudades disto... Pois está claro que tinhamos. Assim como tinha saudades de o Álvaro ir de férias e eu ficar com o trabalho dele. Aproveitanto a ausência da minha Maria Papoila, volto à dieta e não saio para almoçar. Faço as oito horas non-stop e tento ver-me livre da papelada toda que tenho em cima da secretária. Não vou conseguir, claro, mas a consciência ficará aplacada.
Hoje o sistema judicial volta a dar cartas nas noticias, com a prestação de declarações para memória futura no processo Casa Pia a levantar polémica e a fazer com que todas as estações televisivas estejam à porta do CEJ. A RTP1, às sete da matina, já lá tinha um senhor a dizer que ainda não se via lá nada digno de registo... Abençoada paciência. Confesso que em tempos imaginei que o nosso sistema judicial seria mais engraçado se fosse de tipo anglo-saxónico, se fosse parecido com o americano. Não pretendia era que as semelhanças fossem apenas nos jornalistas à porta dos tribunais e outros locais do género a tentarem por todas as formas encontrar a migalha única que os fará passar à ribalta do telejornal, e que será sempre a migalha mais vil e nojenta.
A mim ninguém pergunta como estão os meus processos em tribunal... Sim, aqueles contra a mãe do Arturito e aqueles que contra mim ela instaurou - e sabem que mais? Vem lá mais outro, que a senhora acha que a queixa à CPCJ de Sintra só pode ter sido feita por mim... Ainda por cima, este será da competência do tribunal de Sintra, que é o territorialmente competente, o que promete que eu compre mais umas quantas queijadas para que a viagem lá não seja um total e completo desperdicio de tempo.