27/09/2004

Comiseração

substantivo feminino
sentimento de piedade para com a infelicidade alheia; compaixão;
(Do lat. commiseratióne-, «apelo à piedade») in infopedia.pt

A minha mãe ontem passou lá por casa, para aliviar a consciência. Houve uma senhora em Julho que comentou à frente dela que o meu filho era uma criança muito desprezada. E a minha mãe, aparentemente, concorda com tal afirmação. Foi lá dizer-mo, not in so many words, e alertar-me para todas as coisas mal feitas que eu vou fazendo, e que se irão, com toda a certeza, repercutir no futuro do Pedro.
Tenho a agradecer à minha mãe o empurrão que me deu para me deixar de preocupar com o destino e o futuro do filho dos outros. Talvez tenha mesmo que diferenciar a forma de lidar com ambos, e, se calhar, parar de pensar no conjunto e passar a pensar em mim e naquele que concebi, e não nos negar aquilo a que temos direito, nós, titulares da relação biologicamente mais forte que pode existir.